sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ilha


Uma ilha, por definição, é um prolongamento do relevo, estando numa depressão absoluta preenchida por água em toda sua volta. Sua etimologia latina, insula, originou o adjetivo insular.
Existem quatro tipos principais de ilha: ilhas continentais, ilhas oceânicas, ilhas fluviais e ilhas vulcânicas. Também existem algumas ilhas artificiais.
Ilhas continentais/costeiras:: situam-se próximas aos continentes, sendo ligadas aos mesmos através da plataforma continental, como por exemplo as Ilhas Britânicas (Grã-Bretanha, Ilha de Man e Irlanda, entre outras).
Ilhas oceânicas: são aquelas que se encontram em pleno oceano, distantes dos litorais continentais. São partes emersas de grandes cadeias de montanhas.
Diversas ilhas próximas umas das outras formam um arquipélago.
A noção de ilha é, às vezes, delicada. Assim, a Austrália, pelo seu tamanho, é uma ilha? Uma ilha que emerge da água somente durante a maré baixa é uma ilha?
A Groenlândia é, por definição, a maior ilha do mundo. Qualquer porção contínua de terra maior que a Gronelândia, como a Austrália, por exemplo, é considerado "Continente". Observe que ontologicamente não há uma separação entre os conceitos de "ilha" e "continente" a não ser a citada convenção: até o tamanho da Gronelândia é ilha, maior que isso é continente.
A Ilha do Bananal, no estado brasileiro do Tocantins, é considerada a maior ilha fluvial do mundo.
A Ilha da Gafanha, em Aveiro, Portugal é considerada uma ilha.
A Ilha de Marajó, no estado brasileiro do Pará, é a maior ilha fluviomarinha do mundo.
A Grã-Bretanha é a maior ilha da Europa.
As maiores ilhas do Mundo
Gronelândia
Nova Guiné
Bornéu
Madagáscar
Ilha de Baffin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Próxima Página Home